Cuidados com a saúde é fundamental no dia a dia de qualquer pessoa. Não podia ser diferente para um casal, ainda que, querem ter filhos. Hoje daremos dicas de como ter mais cuidado com ela.
Saúde é um dos pilares para uma vida tranquila. Quando falamos da vida a dois, um casal unido cuida e procura zelar pela saúde um do outro. Do ponto de vista do homem, a esposa, além de companheira, representa apoio, amor, inspiração e maternidade, quando querem ter filhos.
Por isso, é válido que as duas partes do casal conheçam sobre os cuidados que precisam ser tomados no que diz respeito à saúde feminina. Seja relacionando com a gravidez ou não.
Por esse motivo preparamos este artigo com dicas práticas para que você possa se inteirar sobre o assunto.
No geral, as mulheres se cuidam mais que os homens. É, na realidade, uma das principais diferenças entre os dois sexos. De acordo com o Ministério da Saúde, o ano de 2017 registrou uma diferença de 80 milhões a mais de consultas ao médico das mulheres em relação aos homens.
No entanto, isso não pode ser motivo de diminuirmos os cuidados e as preocupações. Principalmente quando o assunto é gravidez.
Infertilidade x Boa gestação
Problemas relacionados a infertilidade podem estar presentes na vida de muitos casais. No entanto, não é motivo para alarde. Pois, na maior parte das vezes, não representam o fim para o sonho de ter uma criança.
É uma situação comum: é estimado que 15% dos casais da população mundial tenham esse tipo de problema. E a maior parte dos pares desses casos consegue o objetivo, seja por métodos tradicionais ou não.
A primeira dica para não ir de encontro a este tipo de problema é o planejamento reprodutivo. Para isso, é importante para a mulher:
– O acompanhamento pré-natal;
– Abordagens psicossociais;
– Atividades de prevenção e educação.
Tratam-se de boas práticas a ser seguidas para uma vivência sadia dessas experiências pela mulher, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico, e para que seus objetivos sejam atingidos com tranquilidade.
No entanto, caso todas as boas práticas sejam executadas e a infertilidade ocorra, ela deve ser observada mais de perto, de ambas partes, sabe-se que variados fatores podem acarretar a infertilidade, tanto masculina, quanto feminina. É preciso estar atento a problemas hormonais ou à possibilidade de se estar frente-a-frente com algum tipo de doença.
A endometriose, por exemplo, é uma doença que tem relação com o crescimento do endométrio e em outras áreas do corpo da mulher. Alguns dos sintomas da endometriose são:
– Cólica menstrual intensa;
– Dores fortes durante as relações sexuais;
– Alterações intestinais;
– Dores para urinar durante o período menstrual.
Dentre as consequências desta doença, está a infertilidade, se não tratada inicialmente, e podendo acarretar problemas ainda maiores. E por isso o casal precisa estar atento e observar se pode vir a ser esse caso a ser enfrentado.
Preparados para uma saúde melhor
No decorrer abordamos algumas das questões que podem permear a vida de qualquer casal. Dando foco a saúde da mulher, mas não esquecendo da participação do homem na vida de sua parceira.
Se o casal planeja ter filhos, tanto o homem como a mulher precisam se preocupar com as questões apresentadas.
Portanto é importante ir ao médico com regularidade;
Realizar as boas práticas de planejamento de gravidez;
Observar se um eventual caso de infertilidade está relacionado a outros fatores.
Seguindo esses preparos, certamente contribuirão para uma vida saudável para ambos, afinal um casal deve ser união.